terça-feira, 26 de novembro de 2013

Tem alguém precisando do meu pedaço de pão!

“Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se, dai-lhes vós mesmos de comer. ” (Mt.15:16).

Eis aí uma lição ministerial desafiadora lançada pelo Mestre aos seus discípulos. Jesus estava neste momento estimulando seus apóstolos vencerem a barreira do impossível, pois não havia nenhuma sombra de dúvida que era impossível alimentar tão grande multidão faminta. Às vezes fico pensando o que passou pelas mentes destes simples homens chamados para uma obra tão complexa, “alimentar gente”.

O interessante nesse desafio é que eles de certa forma já estavam acostumados com Jesus ser responsável por resolver os problemas, ou seja, era ele quem curava, libertava e fazia toda sorte de milagres. Ele era a solução esperada e desejada dos necessitados. Todavia, nesse momento Jesus traz um desafio inesperado aos seus discípulos, parafraseando “estão vendo essa gente faminta aí, pois é, dai-lhes vocês mesmo de comer”, porque a missão de vocês agora é alimentar gente faminta.

Que situação, que cheque mate no jogo da existência, entretanto, n’Ele tudo subsisti. Eles indagam: “Como poder alimentar tão grande multidão faminta?”. É bem mais fácil dispensá-los, é bem mais prático lavar as mãos, é bem mais cômodo passar de largo como o levita e o sacerdote, é bem confortável esquivar-se da responsabilidade.

Eu sei que o desafio de Jesus aos seus discípulos era de alimentá-los com pão físico, pois com o espiritual eles já estavam fartos pelo próprio Senhor. Amado(a) esse desafio continua! Nós tivemos a graça de descobrir que fomos salvos pela graça e não por obras, no entanto, há uma triste realidade não se há mais caridade no nosso meio. O estender a mão, atender o órfão, a viúva, o necessitado, o estrangeiro, etc. Muitos de nós sentimos nossas mãos lavadas após dar o dízimo, outros passam de largo por saber que obras não o ajudarão herdar a salvação, outros sentem confortáveis picando o cartão em todas as programações da igreja. E que Jesus se vire, ou quem sabe o pastor, para multiplicar o pão e matar a fome dessa multidão faminta. Mas, sabe o que Espírito Santo ministrou ao meu coração hoje querido(a)? Lindomar dá você mesmo de comer a esses que estão famintos e também toque a trombeta como profeta nessa geração e diga “Dai-lhes vós mesmos de comer!”

A responsabilidade é nossa! Quando eu vi o resultado da estatística de que os evangélicos são o povo que menos adotam crianças eu fiquei envergonhado. Caso você não sabia disso espero que fique também. Pois, nós somos talvez o povo que mais entende o processo de adoção que Deus fez conosco. Quantas famílias abençoadas e bem sucedidas poderiam dar pão, cama, agasalho, carinho, cafuné para um órfão abandonado. Da você mesmo de comer, você pode, você é capaz!

Um dia uma ovelha minha disse: “Se eu ganhasse na loto eu ajudaria muita gente pobre e faria uma grande obra social”. Primeiramente expliquei a ele sobre o que Bíblia dizia sobre o jogo de azar pois, era recém convertido, depois falei sobre algo que mexeu com ele. “Sr. José você tem a maior riqueza dentro de você, o Espírito Santo de Deus, e Ele mesmo vai capacitar você a alimentar uma multidão sem precisar de jogos de azar.” Passado um tempo depois que havia já mudado daquela cidade e igreja me chegou ao conhecimento que ele estava realizando uma obra maravilhosa entre os mendigos e moradores de rua. E muitos já haviam sido tirados daquela vida miserável sem ser necessário ele jogar na sena, ou na loto. E várias pessoas da igreja estavam envolvidas e eles tinham até uma Perua (Combi) para fazer esse projeto.

Jesus hoje está dizendo eu preciso de meninos ousados que mesmo com pouca comida na mão resolve dividir. Ainda que tenhamos pouco, todavia quando decidimos a dividir o milagre da multiplicação acontece. O que você tem na mão amado(a) ? Quantos pães? Quantos peixes? Então, pare de murmurar da vida e divida o que você tem e o milagre da multiplicação virá!

Eu divido essa palavra com você na expectativa de que você será uma agente de multiplicação levando-a a muitos outros, afim de que muitos famintos sejam alimentados não apenas espiritualmente, mas fisicamente. Quem sabe através dessa multiplicação muitos órfãos passarão a ter um lar!

Que Deus nos abençoe e mãos a obra! Deixa-me correr tem alguém precisando do meu pedaço de pão...!

Por Lindomar J.S. -Teólogo -

0 comentários:

Postar um comentário